quinta-feira, janeiro 26, 2006

Re: Depois de Calimero e Sandokan...

Caro Sandokan,

Gostei da escolha do Alex P. Keaton: tenho em comum a minorquice, o azul dos olhos e o castanho claro do cabelo. Mas a semelhança acaba aí: a minha barriga é proeminente, tenho um irmão calmeirão, e não uma irmã jeitosa como a Mallory, e não tenho boa opinião sobre a generalidade dos Presidentes Republicanos. Quanto ao “conservadorismo do meu pensamento político”, pensa comigo:

Recorrendo ao dicionário, Conservadorismo é o “sistema ou doutrina dos que se mostram avessos a reformas radicais e pugnam pela conservação das circunstâncias actuais.”. Recorrendo à Wikipédia, acrescento ainda que “os conservadores defendem que cada povo deve viver segundo o modelo mais de acordo com a sua história e tradições específicas”. Ora bem: eu sou ateu, e não gosto particularmente de fado nem de touradas. Por outro lado, entendo que se deve equacionar acabar com políticas que são autênticos tabus na sociedade portuguesa, como a educação universal e gratuita, a tributação de lucros das empresas, e outras coisas igualmente chocantes.
Perante isto, meu caro Tigre da Malásia, pergunto: quem é que tem um pensamento político conservador?

NG