segunda-feira, abril 11, 2005

Avante!

Eu curto o Avante! (é mesmo assim, com !, tal como a Hola!, que ainda tem um ! invertido à frente). De vez em quando, fastidiado com a imprensa capitalista, consulto a edição online do Avante! (não só curto o Avante!, como curto escrever Avante!, sempre com !, tal como a Hola!, que, recordo, ainda tem um ! invertido à frente).
Na edição de 7 de Abril, por exemplo, só na capa a palavra luta aparece quatro vezes. Os trabalhadores não reclamam, não negoceiam, lutam! (aí está o !, outra vez). E eu curto a palavra luta! (com !, sempre). Curto também, e, se me permitem a expressão, bué, os editoriais. Neste, fala-se sobre a presença em Portugal do número dois (assim, em itálico, o que é outra coisa que eu curto no Avante!, escrevem bué em itálico) do departamento de estado dos EUA.
Um breve excerto, que curti mesmo bué:
"Com efeito, excluindo o curtíssimo espaço de tempo em que, em Portugal, vigorou a democracia de Abril – uma democracia avançada, aberta, moderna, progressista, representativa e participada, e, por tudo isso, complementada por uma política de verdadeira e honrosa assunção da soberania nacional – excluindo esse breves anos luminosos, Portugal foi sempre o tal «velho aliado» dos EUA (e vice-versa) a que Zoellick aludiu."

Uma frase longa, daquelas que, se forem lidas em voz alta, provocam insuficiência pulmonar, e que são uma marca de estilo do Avante!.

Só mais uma, retirada da secção Juventude (sim, há uma no Avante!, julgam o quê?): "A juventude, os estudantes e os jovens trabalhadores, não vendo satisfeitas as reivindicações e resolvidos os seus problemas de fundo e observando o agravamento das suas condições de vida, de estudo e de trabalho, acusarão a política de direita, independentemente do partido que constitui governo na altura".

Espectáculo! (com ! como Avante! e como Hola!, que ainda tem mais um ! invertido à frente).

NG