quarta-feira, junho 28, 2006

re: O Sr. Scolari... é muito bom.

Gabi: resposta curta e grossa, não por falta de respeito pelo meu amigo, mas por falta de tempo.

a) O Brasil de 2002 não era uma equipa de vedetas, era uma equipa com algumas vedetas. Recordo, por exemplo, que Ronaldinho Gaúcho ainda não era uma vedeta, e Cafu, Edmilson e mesmo Emerson não têm esse perfil.
Quanto ao Portalegre, vou-me explicar melhor: o Scolari de hoje (ele, sim, uma vedeta) não levaria um Portalegre a um título de campeão.
b) Não confundir flexibilidade táctica (como Mourinho tem), com invenções tácticas (como Koeman usou e abusou). Scolari não inventa, e bem, o que lhe permite chegar longe, mas sem flexibilidade táctica arrisca-se a morrer na praia (aconteceu com a Grécia e acontecerá com o Brasil). Quanto à história: a Itália de 82 alterou-se tacticamente da primeira para a segunda fase (musculou o seu meio campo e apostou inequivocamente no contra-ataque); a França de 2000 e a Alemanha de 90 tinham um poderio tal que não precisavam de alterações tácticas; a França de 98 foi inflexivel tacticamente mas ganhou à rasca todos os jogos, excepto a final (Paraguai no prolongamento, Italia por penalties, Croácia graças a uma noite única de Thuram); quanto ao Brasil, nos anos referidos, aplica-se o que disse acima para a França e Alemanha. Mas o que dizer do Brasil de 82? A inflexibilidade táctica afastou uma das mais dotadas equipas de que há memória das meias-finais.
c) Certo.
d) "É preciso é que as bolas cheguem lá (ao Pauleta)". Pois. O problema é que é um Mundial, com os melhores jogadores do mundo e os melhores defesas do mundo. E com estes, é dificil ficar à espera que a bola lá chegue. E é isso que o amigo Pauleta faz. E quando por acaso a bola até lá chega (vide o ultimo jogo com a Holanda), o Pauleta não é letal. Letal é o Ronaldo, que mesmo "Gordito", acerta 9 em 10.

Para finalizar: não estou em minimas condições de analisar o trabalho de Otto Gloria (tinha -3 anos na altura). Daí para a frente, posso garantir que Scolari é de longe o melhor seleccionador que Portugal teve. E que deve continuar. Mas lá que o homem é um básico tacticamente, desculpa lá, mas é. E olha, caro Gabi, que iria adorar dar a mão à palmatória.

NG


p.s. ultima nota para o mítico jogo com Inglaterra: a colocação de Deco como lateral direito não implicou alteração táctica nenhuma. Alteração táctica era prescindir de lateral direito.

2 Comments:

Blogger NG said...

Manda mais pano. Se há coisa que eu gosto é discutir futebol com quem percebe.

9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

9:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home