quarta-feira, março 29, 2006

Frases feitas

“O futebol é isto mesmo” é talvez a frase mais feita das frases feitas do futebol. É uma frase que parece não explicar nada, mas explica tudo. A propósito do jogo de ontem, que mereceu uma excelente análise do Gabi, como explicar que o Barcelona tenha saído da Luz sem um golito? “O futebol é isto mesmo”, lá está. Fosse em qualquer desporto colectivo onde a estatística seja relevante – o Basket, por exemplo – e o Benfica teria a porta para as meias-finais fechada a cadeado. Mas como é futebol, a porta, embora fechada, está apenas no trinco. E lá temos mais uma semana para confiar que uma mão qualquer a vai abrir.

Outra frase feita, popularizada por Gabriel Alves (o da RTP, não o nosso do [ai-dia]), também se aplica ao jogo de ontem: “Em alta competição não se podem falhar golos destes”. E o Barcelona fartou-se de falhar “golos destes” e merece pagar por isso, assim os nossos rapazes possam repetir a segunda parte da 1ª mão em todo o jogo da 2ª.

Por último: o Barcelona apresentou ontem o conjunto de melhores jogadores que já tinha visto ao vivo. Mas não foi a melhor equipa que já vi. O Liverpool de Rush, Dalglish, Souness e companhia, não falharia golos daqueles. Nem o Milan de Baresi, Gullit e Van Basten. Mas ainda bem que assim foi. Vi excelentes jogadores de futebol, vi o Ronaldinho (que não é excelente, é outra coisa qualquer bastante mais valorada), e ainda mantenho esperanças de qualificação. É por isso que “O futebol é o ópio do povo”.

NG