quinta-feira, março 16, 2006

Onde há vontade não logra a razão

Mil nove e oitenta e cinco, lá pró mês de Outubro: Portugal ganhava a Malta por 3-2, com uma exibição mais fraquinha do que um idoso comatoso. Para se apurar para o Mundial do ano seguinte, Portugal teria de ganhar à então RFA em solo alemão, e, ao mesmo tempo, a então Checoslovaquia teria que ganhar à então Suécia (que por acaso ainda é Suécia). A Checoslovaquia já não tinha hipóteses de se apurar, pelo que à partida teria pouca motivação para levar de vencida os altos e louros. Já a RFA tinha Shumacher, os manos Foerster, o Briegel, o Voeller, o grande Karl-Heinz Rummenigge, mais uma data de rapaziada muitissimo habilitada fisica e tecnicamente para a prática do futebol. Eram tempos em que a frase "Futebol é um jogo inventado por ingleses e que os alemães ganham sempre" fazia todo o sentido. Para piorar a situação, a RFA nunca, nunca, repito, tinha perdido um jogo em casa em apuramentos para Mundiais. Perante este cenário, os portugueses andavam já a escolher a equipa estrangeira que iriam apoiar no Mundial, tal como tinham feito nos 20 anos anteriores. Foi então que o Bom Gigante soltou o famoso "Deixem-me sonhar", e foi massacrado com todo o tipo de comentários, entre o indignado e o jucoso.
Nesse belo dia, penso que também no mês de Outubro, Checos e Suecos jogaram à tarde, e a Suecia, para piorar ainda mais o clima, marcou primeiro. Mas os altos e louros acabaram por levar dois golos dos Checos, que tiveram um ataque de brio. Primeira parte do sonho cumprido. À noite, RFA-Portugal, em Estugarda: os alemães com toda a sua artilharia pesada; a malta num inovador 1-8-1-0, com o malogrado José António na sua primeira e única internacionalização a líbero, Frederico e Venâncio (já com 352 operações ao joelho em cima) à sua frente, dois laterais direitos (João Pinto e Veloso), dois laterais esquerdos (Inácio e Mário Jorge), Pacheco e Carlos Manuel no meio, e lá à frente (mesmo assim um bocadinho antes da linha de meio-campo), Gomes. E o Galrinho na baliza.
E ganhámos aquilo. Com o Carlos Manuel com mais doping do que todo o pelotão do Tour, é certo, mas ganhámos aquilo. E porque é que conseguimos ganhar a uma das equipas mais poderosas de todo o sempre, com um onze mal amanhadito e frágil como o nosso? Porque os rapazes estavam com vontade de ganhar. E debitaram naqueles 90 minutinhos suor suficiente para encher o Alqueva; e quando se debita muito suor, o ar fica rançoso, e cria-se o ranço suficiente para que as bolas que vão entrar desviem um bocadinho e batam nos postes.

Concluindo: a razão, a lógica, o 2+2=4, essas merdas todas, podem ser arrazadas se o lado desfavorecido tiver uma vontade indomável de vencer. É essa vontade que faz com que os Betos desta vida, cujos pezinhos foram feitos para dar pontapés em pedras e não em objectos esféricos e almofadados, até consigam ser profissionais da bola e marcar golos ao Manchester.

Assim seja o meu Benfica contra o Barcelona. E porque acredito que assim vai ser, mantenho o meu prognóstico: ganhamos 2 a zero em casa e perdemos 1 a zero fora. E mai nada.
Ah, e que o voo da nossa Águia Vitória ilumine o caminho dos nossos rapazes, e que os leve às meias-finais (para já).

NG

adenda1: e isto nem o cabrão do maradona poderá refutar (you ask for it, you got it)
adenda2: enquadramento da adenda1 :"Porque é que ninguém se dá ao trabalho de me insultar?", maradona, algures em Março de 2006.
adenda3: vá lá rapaziada, um insultozito, ainda mais a quem o pede, não custa nada. Nem que seja um "sacanita" ou um "coninhas". Qualquer coisinha, vá.

3 Comments:

Blogger RMB said...

oh pá, vamos mas é para cima deles e seja o que deus quiser. é correr até mais não. rematar de fora, chuveirinho, o que quiserem. parafraseando jaime magalhães: são 11 para cada lado e só preciso um para as meter lá dentro e outro para as tirar.
niniguém pára o benfica, ninguém pára o benfica, ninguém pára o benfica óóóóóóêêêêê ôôôôôôô

12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Mixing cocaine vicodin Zybandoes zyban use of protonix Jeep die cast Jogging suit sale data recovery hummer of eau claire http://www.treat-depression-wellbutrin.info/Celexa.html

12:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

2:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home