sexta-feira, setembro 16, 2005

O ovo continua a não estar no cu da galinha

No referendo sobre a despenalização do aborto de 98, a tripla PS/PCP/BE, entendia a vitória do "Sim" como óbvia. No entanto, o "Não" vingou. E, para além dos Distritos onde ainda se vê a força do PC (Beja, Portalegre e Setúbal), o "Sim" só sobressaiu em Lisboa e Faro. Para cima de Coimbra e nas Ilhas, o "Não" esmagou.
A tripla quer reeditar o referendo, entalando-o entre as autárquicas e as presidencias. Não haverá informação, e o debate será liderado pelas posições extremadas, de quem, por um lado, acha que o aborto é um crime, e de quem, por outro lado, acha que o aborto é um direito da mulher. Como quem decide tudo o que se vota é o centro, que mais uma vez deverá virar as costas a mais um referendo (em 98 a abstenção atingiu os 68%), quem vai votar são os militantes dos extremos. E aí a Igreja ganha à tripla, porque domina o norte. Isso não mudou desde 98.
A tripla continua a contar com o ovo no cu da galinha. E mais uma vez, com este referendo marcado à pressa, como se fosse um jantar, vai fazer com que o problema não se resolva. Mas enfim, continuam com uma linha forte para os seus programas eleitorais, para a próxima legislatura.

NG

1 Comments:

Blogger Elora said...

Só não concordamos num aspecto: sou da opinião que eles, no fundo, no fundo, não querem que o SIM ganhe. Eu por mim vou fazer campanha. Ainda tenho a minha t-shirt a dizer SIM bem guardadinha.

11:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home