terça-feira, julho 19, 2005

“Até m’adormeceu a espinha”

Chego a casa às 8 depois de um dia de trabalho e um jogo de bola duro. A meio da marginal a luz acende – não a da gasolina, mas uma sobre a qual um dia escrevo um post. A luz acende, o suor do jogo transforma-se em suor de será-que-consigo-chegar-a-casa-? Cheguei. Dei banho à pirralhinha, tomei banho, jantei e liguei para a assitência. Um “sim senhor, é já a seguir” mandou o carro de apoio e depois o reboque e o táxi. E à meia noite lá chegou. Primeiro o reboque com um prestável: “oh jovem, isto amanhã de manhã já ‘tá na oficina.”um quarto de hora depois chega o artista. A abrir pela rua fora, pára exactamente à minha frente com algum estardalhaço mas pouco barulho. Entro, digo boa noite e ouço”’noite. Foda-ssss. Isto hoje não pára. É desde as 7 da tarde nisto.” Ponho o cinto – que o gajo não pára de bocejar e dizer que está cansado. “é pá, você tem o mesmo nome que o meu tenente dos Páras. Eu ‘tava a ligar-l’e e a puxar por si, meu, p’a ver se era o gajo, só que o gajo é chancho, é de Bragancha o gajo. É chancho. Mas é que é me’mo o me’mo nome. E ainda por cima mora práqui o gajo. Uma vez... é pá, ‘távamos numa formação...” eu interrompo. “então não íamos para o aeroporto?” já depois da saída da auto-estrada. Novo “Foda-sssssss.” E começa a gesticular a fazer o caminho alternativo na cabeça dele. “mmm.. vira e .... coiso... tam’ém dá.” E segue “...e então ‘távamos lá nessa formação... acho quéra míssies stinger ou uma merda qualquer... era os stinger era, o cabrão vem por trás de mim e manda-me uma calda, o cabrão, era grande o gajo, bem, me’mo com a mão aberta assim pumba. Foda-ssss. Até m’adormeceu a espinha. Um gajo não ‘t´à espera né? É que nem o gajo da frente às vezes nos olhinhos do gajo um gajo vê...” e revira os olhos “ mas o cabrão ‘tava feito com o gajo... é que fiquei com a espinha toda adormecida.” Tento mudar a agulha do discurso para uma questão mais de fundo. “Diga-me lá porque é que esta questão das divisórias não pegou? Era o custo? Não resultava?” “Foda-sss isso não é nada. Os gajos hoje levam um gajo para o meio d’um descampado e ‘tão lá não sei quantos à espera de um gajo e começam a disparar para os pneus e o que é que faz a divisória, ãh?” senti-me compelido a responder: “mas naquelas situações de pessoas armadas com facas?” Isso já não há meu. Agora é tudo armado. Se me entram ai duas baratas – sabe o que é que são baratas? Acenei que sim – e dizem que é pá’ damaia comigo é logo: ficas ali nos arcos e é se queres. É isso ou nada. Os gajos se um gajo se mete no meio deles ‘tão lá não sei quantos à espera d’um gajo e desatam ao tiro. Foda-ssss.” Chegámos. "O balcão da Hertz é ali e faça-me aqui um rabisco por cima dezoito" – da data. Obrigado e boa noite. Anestesiado, agarrei no carro que estava à minha espera e fui para casa. “Foda-ssss, ao menos deram-me um BMW novinho em folha em vez d’um Corsa todo marado.” Parei e pensei: “querem ver q’isto se pega? Foda-ssss.”