sexta-feira, dezembro 09, 2005

Olhos nos Olhos nos Olhos

Começo pelo cartaz. O cartaz de Francisco Louçã para as presidenciais diz em letras grandes para se ler bem: "Olhos nos olhos." À primeira vista, o que me assola é o espírito é um gajo que usa óculos dizer isto. ?"Olhos nos olhos."? Mas com lentes de aumento, para não se perder pitada. E as letras grandes, para aqueles que são do clube dos "bifocais", dos "vejo-mal-ao-longe-mas-ao-perto-'tá-tudo-bem" e ainda para os "daqui-para-ali-já-não-vejo-nada". É portanto uma candidatura "ab-initio" uma candidatura com alguma visão. Depois a fotografia e o fundo. Este último, num vermelho que até ao gerónimo faz confusão. Tanta, que é até capaz de sentir necessidade de colocar os óculos escuros - mais uma vez a visão em acção. Já a fotografia, só boas recordações. As de pequenino, quando ía com a minha avó ao Sr. Fonseca em Algés e ouvia um despacho de "mais para trás, 'tá bom, sobe o queixo, isso; um bocadinho para baixo, não mexe; a olhar agora para aqui, muito bem; ri, agora ri; agora.... agora.... agora". Era uma tarde bem passada, não fosse os Sr. Fonseca neste chorrilho e a minha avó noutro: "fecha a boca, faz o que o Sr. Fonseca diz; não feches os olhos, olha para a avó; não te mexas no banco; não mexas aí; não mexas, não mexe." Imagino o Louçã num Sr. Fonseca de grandes personalidades a a ejaitar a lente - não resisto a isto das lentes - a dizer ao menino Francisco: "mais para trás, 'tá bom, suba o queixo, isso; um bocadinho para baixo, por favor não mexa; a olhar agora para aqui, muito bem; ria por favor, agora ria; agora.... agora.... agora".
Por fim o site.
franciscopresidente? isto não tira um bocadinho a dignidade à coisa? Se calhar sou eu, mas isto de tratar o Sr. presidente pelo nome próprio assim sem mais nem ontem não me parece nada bem. É que há coisas que são de manter. Por exemplo, será que na galeria dos presidentes, a seguir ao Paula Rego do Sr. presidente Jorge Sampaio - lá está, "Sr. Presidente" - se colocava um grafitti do Francisco com um "tag" do artista tipo "sarmin"; "mokoko" ou "jako"? Não era bonito.
Ou num jantar de cerimónio com um homólogo estrangeiro, o Francisco entrava com um blazer emprestado do Luis Fzenda, camisa aberta sem gravata e sapato de vela? E a seguir ao jantar, uma salinha de fumo para um charuto, um conhaque, ou uma sala de matrecos com erva e vodkas puros? Bem sei que parece um discurso de um velho republicano de direita, mas não é o caso - antes pelo contrário. Se calhar a culpa é do cartaz... que não consigo passar por nenhum sem de boca entreaberta me escapar um "caixa de óculos". Não há respeito.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! » » »

8:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home