segunda-feira, outubro 10, 2005

Balanço das autárquicas

Vimo-nos livres do Carrilho e do Avelino, foram só dois, mas tem que se começar por algum lado.
O Valentim, a Fátinhas e o Isaltino ganharam, mas este último por uma margem menor do que se pensava.
O Porto continua com um bom presidente, e ganhou o que me parece vir a ser um excelente vereador (Assis). Com uma nova derrota de Pinto da Costa, o Porto tem mais 4 anos para se consolidar como uma grande cidade, eliminando os focos de provincianismo.
Carmona ganhou, acima de tudo, por causa de Carrilho. É bom que o perceba e que apresente trabalho.
Grande derrotado da noite: o Stabe.
Grande vencedor da noite: não houve. Não alinho na tese Marques Mendes: Lisboa, Porto e Sintra - só para falar nas mais mediáticas - não foram ganhas por causa de Marques Mendes, nem por causa do PSD. E não gostei da falsa separação de águas entre legislativas e autárquicas no discurso do líder do PSD. Falsa, porque depois repetiu n vezes a história da concentração de poderes do PS, e do descontentamento que isso gerou nos portugueses. Quanto a mim, Marques Mendes perdeu mais uma oportunidade para se afirmar.

NG

3 Comments:

Blogger RMB said...

só te faltou uma nota final que me parece de crucial importância nesta tua análise: o psd ganhou as câmaras que ganhou - e manteve as que manteve, também muito por falta de competidores à altura. talvez noporto a coisa se resolvesse com mais e talvez a cidade tenha ganho uma nova força e uma nova forma de olhar para o futuro - se se portarem bem já nãopeço a independência! deixa-me só dizer que, apesar das vozes discordantes em relação à presidência de joão soares em lisboa, acredito que fez um bom mandato. já não me parece que faça sentido entrar em tourné. e em oeiras, que nos diz ao s dois muito, se o ps tivesse apresentado um candidato forte - talvez isaltino tivesse sido ainda mais marginalizado, quem sabe ao ponto de não ganhar. é o que temos. estou triste e desiludido. resta-me um apontamento aqui e outro ali - Avelino - para ter alguma esperança. acima de tudo, sinto que o meu concelho é afinal de contas um bluff. em amarante foram muito mais inteligentes.

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então e a CDU? Não terá sido ela a grande vencedora?

12:43 da manhã  
Blogger RMB said...

claro que sim. a cdu, o psd. o pp e todos os outros partidos. aliás, num daqueles apanhados de auto promoção da tsf - que acabam com o "vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo" - ouve-se todos os líderes partidários reclamar vitória excepto o sócrates. faz-me sempre lembrar o portas que mesmo nos piores desaires era sempre um digno e justo vencedor.

9:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home