quinta-feira, junho 30, 2005

Memória

Tenho muita dificuldade em memorizar tudo o que tenha letras: nomes, marcas, frases, códigos, matrículas, etc. Números vou conseguindo. Acho até que conseguiria decorar matrículas se fossem apenas numéricas. Caras ou imagens no geral é no que sou melhorzinho.

Esta limitação já me trouxe alguns problemas profissionais. Há vários anos - para não dizer muitos, porque acho que me envelhece - tinha um cliente, um bom cliente, a quem conhecia perfeitamente a cara. Ele achava-me muita graça, essencialmente por ser um jovem, como ele próprio dizia, o que ainda me fazia sentir pior por nunca, mas nunca, me lembrar do nome dele.
A cena era sempre igual: eu dizia que o sistema informático estava muito lento para efectuar pesquisas através do seu nome e pedia-lhe o número de cliente. Lá introduzia o número e, alívio!, lá aparecia o nome do senhor.
No campo estritamente pessoal, ainda hoje sou gozado pelo meu cunhado por ter tentado citar uma cena dos Salteadores da Arca Perdida: "Silfides", very dangerous, you go first.
"Silfides", convenhamos, é muito parecido com "Asps", tem o mesmo som ssssssssss. Contudo, não é desculpável: eu vi esse filme mais de 20 vezes. Pior ainda com os meus all time favourite movies: Blade Runner e Lawrence of Arabia. Não consigo reter uma citaçãozinha, nem uminha. Mas tem a grande vantagem de os rever - o que já fiz inúmeras vezes - e ter sempre surpresas. Aliás, obras de qualidade superlativa como estas devem sempre surpreender-nos. Nem que seja por falta de memória.

NG