quarta-feira, abril 13, 2005

5 dias de atraso

já levo 5 dias de atraso e estou preocupado. não são 5 dias que me façam pensar se "estarei grávido?" não estou. estou isso sim, é atrasado 5 dias no que à resposta que o meu amigo ng merece pelo elogio que fez ao banal. e merece resposta e da comprida! (com ! como o meu amigo gosta!)
é tão verdade o que dizes como é verdade que esses sonhos se vão desvanecendo "na espuma dos dias". é verdade que as ambições estão lá, que os desejos continuam firmes, mas tão ténues... tão lá ao longe que são raros os momentos em que assumem algum protagonismo. e afinal de contas, o segredo estava no mais simples, no mais comum. o segredo estava mesmo no banal da existência. e é tocante ver como tudo muda. como os dias ganham um peso desmesurado e os minutos em que os olhos pequeninos se fitam nos nossos são mágicos. é tão bom.
o segredo para fugir ao banal estava afinal no banal “ele próprio”. quantas vezes quisemos fazer diferente, ir ao contrário, chocar, gritar no silêncio, roubar, correr, fugir? quantas vezes nos demos conta que o simples era muito mais bonito mas a inconsciência dos vinte e poucos nos fez fazer cara feia? quantas vezes tudo isto passou à nossa volta? foram mais que muitas e nunca conseguimos perceber. ainda bem. na altura certo soube muito melhor! afinal, também é preciso conhecer o lado intrincado das coisas para entender o simples funcionamento das mesmas. é por isso que esta não é apenas a coisa boa da vida simples, mas sim a suprema alegria do banal.