segunda-feira, maio 02, 2005

Se Sócrates fosse gestor de uma empresa privada

Presidente (P.) - Entre Zé, entre
Sócrates (S.) - Com licença, Sr. Presidente
P. - Você foi nomeado CEO desta Empresa há dois meses, não é? Queria fazer um balanço do seu trabalho
S. - Com certeza.Olhe, aqueles produtos que só se podiam vender em lojas pré-seleccionadas, lembra-se? Já se podem vender em grandes superfícies. Nem hesitei, eu bem lhe disse que era um animal feroz na gestão
P. - Muito bem, Zé, muito bem. E relativamente aquelas duas grandes propostas que me fez? 150.000 novos clientes e o plano tecnológico para a Empresa?
S. - Bom, os 150.000 novos clientes não foi uma proposta... é um objectivo
P. - Como assim?
S. - Eu não poderia propor isso, não é? Não depende só de nós, depende do mercado
P. - Bom... e o plano tecnológico?
S. - Já nomeei um grupo de trabalho para o definir
P. - E quando é que estará implementado?
S. - Não sei, aguardo as conclusões do grupo de trabalho
P. - Mas ainda será este ano?
S. - Sim, sim, as conclusões
P. - Adiante. Que medidas é que já tomou para inverter os resultados negativos da empresa? Aumentou preços?
S. - Não, a minha postura é muito clara: não vamos aumentar preços
P. - Então, vai reduzir o quadro de pessoal?
S. - Não, também aí a minha postura é muito clara: não vamos despedir pessoas
P. - Receitas extraordinárias?
S. - Não, Sr. Presidente.
P. - Então? Como?
S. - Com rigor, em especial nas cobranças. Temos que cobrar melhor.
P. - E como é que vai cobrar melhor?
S. - Criei um grupo de trabalho para definir isso.
P. - Mudemos de assunto: ouvi dizer que você não concorda com o outsourcing
S. - A minha postura, mais uma vez, é muito clara: todos os trabalhos deverão ser efectuados por colaboradores de empresa
P. - Mas o outsourcing correu mal?
S. - Não sei
P.- Deixe-me adivinhar: criou um grupo de trabalho para analisar isso
S. - Não Sr. Presidente, criei uma comissão com consultores independentes
P. - Ah! E quanto ao transporte dos nossos produtos, o que achou da proposta de transporte rápido do seu antecessor?
S. - Ainda não sei. Estou à espera de respostas
P. - De um grupo de trabalho ou de uma comissão de com consultores independentes?
S. - De uma comissão
P. - Diga-me lá: para além de nomear grupos de trabalho e comissões independentes, o que é que você tem feito?
S. - Estou a visitar todas as empresas e sucursais do grupo. Chamei a esta iniciativa "Administração Presente"
P. - E decisões? Para além daquela de vender produtos nas grandes superfícies, tomou alguma?
S. - Tomei, Sr. Presidente.
P. - Ah, sim? Óptimo. Qual?
S. - Convidá-lo para almoçar Sr. Presidente. Hoje.

NG

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ganda NG! Também só estão no Governo há 2 meses...
bjs

5:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home