quarta-feira, maio 25, 2005

Nós queremos o défice

Senhor Primeiro-Ministro,

nós, conforme dizemos diariamente no Jornal Nacional da TVI, estamos fartos. Nós não queremos pagar mais impostos. Se quer mais receita, vá buscá-la aos ricos e aos bancos. Acabe com a evasão fiscal, que é uma vergonha e não nos venha chatear. Porque nós pagamos os impostos todos e não praticamos qualquer tipo de evasão fiscal (tirando uns servicitos e meia duzia de obras que não facturámos, facturas da tanga para liquidar a Poupança Habitação, uns 5 ucranianos que temos a trabalhar e a quem pagamos por fora, mais umas outras coisitas sem impacto nenhum).
E também não venha com aquela história de aumentar a idade da reforma. Era o que mais faltava. Se a segurança social não tem dinheiro, ponham lá mais! Vão buscar aos ricos e aos bancos. Outra coisa, retome lá os benefícios fiscais, dos PPR/E, dos PPA e das Contas Poupança Habitação, que, como toda a gente, são produtos utilizados pelas camadas mais desfavorecidas da população. Porque sem benefícios fiscais, porque é que havemos de poupar? Para acautelarmos a reforma? Quem tem que acautelar a nossa reforma é o estado, mais nada! E acabe também com aquela indecência das propinas no Ensino Superior. Então agora temos que gastar dinheiro com a educação dos nossos filhos? O estado que se preocupe com isso. E faz favor de cumprir rapidamente a sua promessa (sim, promessa) dos 150.000 novos empregos e deixe de querer meter o sector privado nisto. O estado é que tem de empregar estas pessoas. Se não cabem nos serviços actuais, criem mais empresas públicas! E podem começar por comprar todas as empresas privadas que estão a falir, a fim de manter os empregos. O trabalho é um direito de todos e o estado tem que o assegurar. E por falar em trabalho, reduzam lá as horas por semana, porque nós andamos cada vez mais cansados. Fizémos uma directa por causa da comemoração do título do Benfica e andamos todos estoirados. E mais dias de férias! Com os dias que temos que meter por causa das pontes, não nos sobram dias suficientes para tirar três semanas seguidas de férias. E acabe de uma vez por todas com o IA, que é um escândalo, por andarmos com carros tão pelintras é que há acidentes todas as semanas. E nem pense em cobrar portagens nas SCUTS e aproveite o balanço para acabar com todas as portagens, porque nós temos de andar de carro, porque os transportes públicos cheiram mal.
Por último: queremos mais pontes, um novo aeroporto, um ou outro estádio, barcos novos para os pescadores, subsídios para os agricultores e para as empresas exportadoras e mais não sei quantas coisas que agora não nos lembramos.
Mas tudo, tudo, pago pelo estado! E não venha com as histórias do défice, isso é discurso da tanga.
E faça isto depressa, porque senão, daqui a 4 anos, já sabe: corremos consigo.

Com os melhores cumprimentos,

Os portugueses