sexta-feira, março 11, 2005

o pior 11 de sempre do Glorioso - a defesa

que melhor guarda-redes para liderar uma má defesa do que Silvino Louro? em primeiro lugar por usar equipamentos em verde ou amarelo uniforme e florescente, oscilando entre o "avança" e o pouco firme "cuidado". junte-se ainda as famosas falsas saídas da baliza e os mergulhos para o solo em resposta a remates ao ângulo superior (recordo um golo de Jaime Magalhães na Luz). e por último, os livres. os livres com Silvino, faziam lembrar Eusébio: se fossem à baliza, davam golo.
para dupla de centrais, foi necessário escolher jogadores que acumulavam uma total inaptidão para marcar atacantes, com uma nula percepção de que os passes deverão ser dirigidos aos senhores que têm uma camisola igual à deles. escolha dificil: Bermudez, Paredão, Garrido, King, entre outros, seriam opções de monta. mas decidi-me por uma dupla incapaz de impedir uma desmarcação em velocidade do Papa: William e Paulo Pereira.
William copiava Beckenbauer na pose, no soupless, no jogar de cabeça levantada. copiava também Stevie Wonder na visão de jogo. especialista na marcação de penalties, os quais marcava milimetricamente ao lado do poste, mas para fora (relembro final de uma supertaça contra o Porto). para além disso, era mais feio que o Drulovic.
já Pereira, era um adepto do futebol de ataque, dos golos, no fundo, um grande defensor da alegria do futebol. e foi por isso que em Munique, deixou Klinsmann, já em situação de pré-reforma, marcar em plena liberdade, uma mão cheia de golos.
entretanto nas laterais, escolhi Rojas para a direita e Escalona para a esquerda. ambos pareciam sempre perseguidos pelo Fredie Kruger, tal o terror que transparecia quando recebiam a bola. maus a defender, sendo os unicos jogadores do mundo que perderam em velocidade para Capucho, era no ataque que verdadeiramente se distinguiam: só passavam o meio-campo se isso fosse necessário para correr rapidamente para o balneário.

assim, temos a seguinte pior defesa de sempre do Glorioso:

Silvino; Rojas, William, Paulo Pereira e Escalona.

brevemente, o meio-campo.

NG