quarta-feira, junho 28, 2006

O Sr. Scolari... é muito bom.

Não concordo com muitos dos pontos da análise feita por NG. Não me vou alongar muito até porque já expressei, por diversas vezes, a minha opinião sobre o nosso seleccionador. Acho que tem defeitos, quem não os tem, mas penso que as virtudes estão em clara maioria. Em relação a algumas das críticas que NG lhe aponta, aqui ficam os meus comentários:

a) Escreveu-se que Scolari não teria capacidade para lidar com uma equipa densamente povodada de vedetas. Não será a selecção brasileira uma equipa de vedetas? Relembro alguns dos campeões do mundo em 2002: Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Cafú, Roberto Carlos, Edmilson e Emerson. Por oposição, Scolari tb não teria capacidade para lidar com uma equipa de humildes e ilustres desconhecidos. Então porque razão terá levado uma modesta equipa de Portalegre até ao título de campeã brasileira, no início da sua carreira?

b) Frequentemente se acusa Scolari de não ter flexibilidade táctica. Sim, é um facto que o homem não inventa muito. Mas porque haveria de inventar? Com ele, Portugal raramente esteve em desvantagem no marcador e quando teve, e o NG vai desculpar-me, ele mexeu na equipa. Lembro só o épico jogo com a Inglaterra, no qual Deco acabou a defesa direito. É pouco!? É natural que as equipaas campeãs tenham poucas alterações no seu esquema. Ficam mais fortes e mais automatizadas: a França de 98 e de 2000, o Brasil de 2oo2 e de 94, a Alemanha de 90, a Itália de 82. Todos os treinadores, todos, têm o seu onze ideal e quando esse onze lhes dá resultados, obviamente que não lhe mexem muito.

c) Nesta fase de um torneio desta categoria, as tácticas e as estratégias já estão mais do que definidas. As equipas já estão mais do que trabalhadas. Umasmais do que outras. É a altura do trabalho de mentalização, do trabalho psicológico junto dos jogadores. Scolari disse-o, assim como o já disseram outros treinadores no torneio. E aí meus amigos, ele está entre os melhores.

d) Também eu gostaria muito de ver Nuno Gomes jogar, até porque me agrada muito o seu tipo de jogo. É muito mais dinâmico do que Pauleta e muito mais inteligente. Com Nuno Gomes, a bola gira mais e melhor no último terço do terreno. Mas Pauleta é de longe mais letal. Tem um remate muito fácil e é muito mais perigoso na área. É preciso é que as bolas cheguem lá. Não lhe peçam para vir buscar jogo, porque ele isso, não sabe fazer. Não esqueçamos que o açoreano é tão simplesmente o melhor marcador de sempre da nossa selecção.


Com todos os defeitos que possa ter, notável é a classificação mínima para a prestação de Luis Felipe Scolari com a selecção de todos nós.

Gabriel Al Vez

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

6:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

3:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home