sexta-feira, maio 19, 2006

Mundial

Falta menos de um mês para o maior evento do mundo. Em minha opinião, e embora seja adepto do futebol brasileiro (nunca me esquecerei daquela formação de '82) existe muita euforia em redor do super-favorito Brasil. É realmente outro conjunto fabuloso, aquele que Parreira tem ao seu dispor. Só de pensar nas linhas mais avançadas até me arrepio ( Káká, Ronaldinho, Robinho, Adriano, Ronaldo...). Mas também em '82, em '86, em '90 ou em '98 o era e foram derrotados pelo pragmatismo das selecções europeias (Itália em 82 e França em 86 e 98) e pelo génio de Maradona (Argentina em 90).

O que me parece é que o samba brasileiro vai, mais uma vez, claudicar perante conjuntos mais frios e calculistas, cuja sorte (porque acreditem, a sorte é decisiva. Que o diga a Grécia) esteja do seu lado. Para este ano a minha aposta vai para o cinismo irritante dos italianos. Até porque diz a tradição, que na Europa mandam os europeus (todos os campeonatos do Mundo disputados na Europa, foram vencidos por selecções europeias).

Quanto a Portugal, aposto nuns quartos de final. Custa-me escrever isto, mas é o meu palpite. Em 2004 tb escrevi que acreditava numa final, mas agora, sinceramente, não me cheira. Não me parece que tenhamos capacidade (mental) para mais. Agora só me resta esperar que esteja totalmente enganado!Ainda em relação a Portugal e ao muito que se tem dito de Scolari, gostaria ainda de acrescentar, bem antes do início do torneio e, portanto, isento de qualquer tipo de influência, que apesar de alguns aspectos menos bons, Scolari foi para mim o melhor seleccionador que Portugal já teve. Com ele Portugal chegou, pela primeira vez na sua história, a Vice-Campeão Europeu. Com ele Portugal fez, pela primeira vez na sua história, uma fase de qualificação sem qualquer problema, invicto. Com ele, Portugal é, pela primeira vez, apontado como um dos favoritos. Algumas das suas opções poderão ser discutíveis, mas apostando no mesmo grupo de trabalho há praticamente 4 anos, o seu grupo de trabalho, o grupo que lhe dá garantias e que lhe deu resultados, não estará Scolari a ser perspicaz e inteligente? Numa altura em que o futuro das competições ao nível das selecções é permanentemente posto em causa devido à falta de tempo, e em que assistimos a performances escandalosas por parte de algumas das melhores selecções do mundo (casos da Argentina, França, Espanha ou Inglaterra) por falta de condição física e de fio de jogo, não estará o nosso seleccionador a ganhar pontos? Afinal, os automatismos da selecção nacional continuam lá.

Ou muito me engano, ou quando este senhor sair do comando da equipa das quinas, voltaremos ao marasmo e ao nosso futebolzinho habitual. Sem contar com o Mourinho, não me parece que exista em Portugal algum treinador com a personalidade de Scolari. Nunca nos esqueçamos também, e só para finalizar, que foi Scolari, contra tudo e contra todos, quem colocou Deco na nossa selacção. E goste-se ou odei-se a ideia, actualmente faz toda a diferença.

Gabriel Al Vez

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

7:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

7:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home